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Ministério dos Transportes lança versão revisada do Relatório - Volume 1 do estudo para dinamizar o escoamento de grãos no país

Publicado: Terça, 16 de Maio de 2017, 14h38 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2017, 10h02

“O Corredor Norte é uma realidade, não tem volta.” Edeon Vaz (Aprosoja)

Após passar por um processo de revisão e de contribuições para melhoria do Relatório do projeto de identificação e caracterização de Corredores Logísticos Estratégicos, no âmbito do território nacional, para os produtos soja e milho, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil coloca à disposição para consultas a versão 1.1 do respectivo relatório.

O estudo apresenta um diagnóstico do escoamento das principais cargas do país, começando pela soja e milho como primeiro volume de uma série de estudos técnicos que serão produzidos pela Secretaria de Política e Integração - SPI para diagnosticar e melhorar o fluxo de cargas no Brasil. Os próximos volumes que já estão em desenvolvimento tratam do escoamento de minério de ferro e de veículos automotores.  

A série tem como título “Corredores Logísticos Estratégicos”. Este primeiro volume, que diagnosticou as condições das rodovias, hidrovias, ferrovias e portos, identificou necessidades de infraestrutura, institucionais e de serviços.

VOLUME I – Versão 1.1– Relatório Corredores Logísticos Estratégicos – Complexo de Soja e Milho


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relatorio

“Esses problemas reduzem o potencial do escoamento dos principais produtos da economia brasileira. Por esse motivo, a infraestrutura das rotas de escoamento está na nossa mira”, informou o secretário de Política e Integração do MTPA, Herbert Drummond.

Os próximos relatórios vão diagnosticar a movimentação de minério de ferro, veículos automotores, petróleo e combustíveis, açúcar e carnes. Ao todo, foram mapeadas – em parceria com os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento além de órgãos públicos e entidades representativas dos setores envolvidos na produção de soja e milho – 41 rotas nos nove corredores de exportação e 21 rotas nos corredores destinados ao consumo interno.

SAFRA– Com exceção da safra 2015/2016, que sofreu leve queda por condições climáticas, a produção brasileira de grãos vem, a cada ano, batendo novos recordes, ancorada, principalmente, pela produção de soja e milho. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que, em 2014/2015, as lavouras de soja do país renderam 96,2 milhões de toneladas, 11,8% a mais que na safra passada, enquanto que a do milho registrou 84,7 milhões de toneladas, avanço de 6% sobre o ciclo anterior.

A soja e seus derivados e o milho se destacam como os principais produtos da balança comercial brasileira. Para se ter ideia, em 2015, o volume do complexo de soja exportado foi de 70,8 milhões de toneladas – 14,6% de toda a exportação do país, que geraram US$ 27,96 bilhões de receita.


ROTA ALTERNATIVA– Do volume total de soja, derivados e milho exportado, 41% saíram pelo corredor Sul, 39% pelo Sudeste, 7% pelo Nordeste e 13% pelo Norte, formado pelas rodovias federais do Mato Grosso, Pará e Rondônia. Embora o volume de exportação pelo Norte ainda não seja tão significativo, as rotas da região são apontadas como uma alternativa para escoar a produção e desafogar os portos do Sul e do Sudeste. Isso porque são os caminhos mais rápidos e mais baratos dos locais de produção até os portos.

O diretor do Departamento de Política e Planejamento Integrado da SPI, Eimair Bottega Ebeling, informa “nas últimas décadas, a agricultura ampliou sua fronteira em direção ao Norte do País e a infraestrutura de transportes não acompanhou essa expansão. Assim, investir na solução desses obstáculos significa aumento da competitividade dos produtos no mercado global e no abastecimento interno”.

O diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja), Edeon Vaz, concorda: “Para o próximo ano, esperamos um aumento na produção voltada para a exportação e, se tudo der certo, esse crescimento deve ser de 3 milhões de toneladas de soja e milho ao ano”, afirma, arrematando: “O Corredor Norte é uma realidade, não tem volta”.

 

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VOLUME I – Versão 1.1– Relatório Corredores Logísticos Estratégicos – Complexo de Soja e Milho

Conheça também:

Workshop realizado do projeto "Corredores Logísticos Estratégicos".

Secretário De Política E Integração Fala Sobre Corredores De Transportes (Video)

Apresentação no Ciclo de Palestras

 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

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