Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Gestão Organizacional: Conceito e Definição

Publicado: Sexta, 21 de Julho de 2017, 14h39 | Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2017, 15h08

GESTAO ORGANIZACIONAL

Por José Roberto Marques - site Portal IBC

A chamada gestão organizacional nada mais é do que a administração de um negócio, empresa ou organização com o objetivo de alcançar metas e conquistar resultados positivos e rentáveis.

A função desse tipo de conceito de gestão tem como finalidade conduzir pessoas e processos de forma eficaz, promover melhorias, criar um ambiente colaborativo, motivado, propício ao autodesenvolvimento e, consequentemente, à conquista de resultados.

Mas, na prática, você sabe o que uma gestão organizacional faz? Confira alguns dos aspectos e melhorias que ela oferece dentro de uma empresa:

Definir estratégias

A gestão organizacional é responsável por definir estratégias efetivas e assertivas para o crescimento e expansão dos resultados da organização. Essas estratégias devem estar alinhadas à missão e políticas da empresa. Perguntas como: "Quem é a minha empresa e quais são os princípios e valores que ela tem?". São fundamentais para a definição da estratégia e o conceito de gestão tornar-se efetivo.

Implantar a cultura organizacional

Comum no contexto empresarial, a Cultura Organizacional significa a junção de valores, crenças, normas e rituais adotadas por uma empresa. Uma boa gestão organizacional deve implantar uma cultura de práticas, valores e políticas que norteiam a empresa e devem ser seguidas por todos os colaboradores da organização. São as normas e condutas que regem a empresa, bem como a missão e visão organizacional.

Avaliar e promover o desenvolvimento dos colaboradores

A gestão organizacional também é responsável por avaliar o desempenho dos funcionários, além de promover melhorias, benefícios e desenvolvimento contínuo dos colaboradores para que estes sejam profissionais produtivos e com foco nos resultados. O conceito de gestão é fundamental no mundo dos negócios, pois é por meio da ferramenta de gestão empresarial que é possível analisar a postura profissional.

Recrutamento e promoção de profissionais

Uma boa gestão sabe investir nas pessoas, uma vez que o maior bem de uma organização é o capital humano (valor de cada indivíduo que contribui para o crescimento da empresa).

Por isso, é essencial trabalhar o recrutamento de talentos e a promoção de colaboradores dentro da empresa.

Toda empresa almeja bons profissionais, mas para conquistá-los é preciso ter uma equipe motivada e comprometida com a organização. Além disso, a retenção de talentos é primordial para a fidelização dos colaboradores.

O conceito de gestão tem a finalidade de conquistar os resultados mais satisfatórios possíveis. Porém, eles só são alcançados quando as estratégias e os processos estão em sintonia. A empresa constrói um conjunto próprio de princípios e valores que são resultantes da interação sobre as pessoas.

Imagem:Freepik

registrado em:
Fim do conteúdo da página