Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
BIT

ACESSE A NOVA PÁGINA DO BANCO DE INFORMAÇÕES DE TRANSPORTES, O BIT

Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 15h10 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2017, 17h34

bit

 

“Secretaria de Política e Integração do Ministério lançou a nova página do Banco de Informações de Transportes na quarta-feira, 18 de outubro, no auditório do MTPA”

A nova página do BIT (Banco de Informações de Transportes) está no ar. A área, disponibilizada no site do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, permite que o usuário consulte informações referentes ao transporte de passageiros e de cargas, infraestrutura de transporte, dados e mapas georeferenciados. O material foi desenvolvido pelo Departamento de Gestão Estratégica e Informação da Secretaria de Política e Integração (DEINF/SPI), com o apoio do secretário, Herbert Drummond. A nova página marca a modernização do espaço que proporciona a sociedade dados relevantes do setor transporte em um único ambiente.

Durante o lançamento, realizado na quarta-feira (18), no auditório do Ministério, o Secretário de Política e Integração, Herbert Drummond, ressaltou os avanços do novo BIT. “A ferramenta expande a base de dados que existe atualmente no Ministério, e vai além das informações sobre a infraestrutura multimodal, colocando em destaque um conceito de logística como parte fundamental do processo de transporte e trazendo para o centro do processo do planejamento”.

Para Drummond, uma das marcas do novo BIT é de um instrumento do Ministério, que vai servir à modelagem, definição das políticas públicas e ao planejamento integrado à logística brasileira. “O BIT está à disposição da sociedade e prima pela transparência e disponibilidade dos dados públicos, ressalta”.

O Diretor do Departamento de Gestão Estratégica e Informação, Érico Guzen, ao apresentar o Novo Banco de Informações de Transportes, ressaltou a importância das informações estratégicas disponibilizadas. Para Guzen, a proposta do BIT é ser um campo integrador de informação de todos os modos de transportes (rodovias, ferrovias, hidrovias, aeroportos, portos e dutos).

Além do Secretário de Política e Integração, Herbert Drummond, também compuseram a mesa e colaboraram com a apresentação da nova ferramenta de pesquisa voltada para o pensamento estratégico, o Diretor Executivo do DNIT, Halpher Luiggi Mônico Rosa, o Diretor Presidente da EPL, José Carlos Medaglia Filho, e Diogenes Eustaquio Rezende Correia, da Casa Civil.

Ao final, o corpo técnico composto pelos representantes da SPI, o Coordenador-Geral de Gestão da Informação, Rone Evaldo Barbosa, a gerente do projeto, Maria Carolina Piloto, e a Coordenadora de Geoinformação, Iria Fabiola do Rêgo Luna, se colocaram à disposição para esclarecer detalhes sobre o novo BIT e se propuseram a receber contribuições para agregar à ferramenta.

ACESSO À PÁGINA – Para acessar o material produzido pela SPI, procure o campo “Dados de Transportes”, localizado na aba do lado esquerdo dá página principal do Ministério, e clique na opção “Banco de Informação de Transportes-BIT”. Depois é só navegar e conferir o conteúdo completo.

Clique aqui e conheça as novidades do Banco de Informações de Transportes.

Comunicação Interna/MTPA

Fim do conteúdo da página