Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
VISITA TÉCNICA

VISITA TÉCNICA À EMBRAPA TERRITORIAL DE CAMPINAS-SP

Publicado: Domingo, 18 de Fevereiro de 2018, 10h49 | Última atualização em Segunda, 26 de Março de 2018, 17h03

“Comitiva do MTPA estreita vínculos com o Sistema Agrícola para participação em trabalho sobre a logística do setor”.

visitaNo dia 05 de fevereiro, foi realizada a Reunião técnica na Embrapa Territorial, em Campinas - SP, pela comitiva do Governo Federal.

O grupo, composto por 12 pessoas, incluiu o Secretário de Política e Integração (MTPA), Herbert Drummond, o Diretor do Departamento de Gestão Estratégica e Informação (MTPA), Érico Reis Guzen, o Diretor do Departamento de Política e Planejamento Integrado (MTPA), Eimair Bottega Ebeling, o Secretário de Fomento e Parcerias do Ministério dos Transportes (MTPA), Dino Antunes Dias Batista, o Secretário-Executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Joaquim Lima de Oliveira, o Secretário Especial do Programa de Parcerias e Investimentos, Adalberto de Vasconcelos, e o Diretor Presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), José Carlos Medaglia.

A visita teve como principal objetivo o estreitamento de vínculos entre o setor de transportes e o sistema agrícola representado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que está lançando um trabalho sobre a logística do setor.

Este trabalho reúne e organiza dados de produção dos principais produtos agropecuários brasileiros, relacionando-os às rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e armazéns pelos quais passam para chegar tanto ao mercado interno quanto ao externo.

Foi realizado o alinhamento conceitual e metodológico de ações e atividades chave na formação de políticas públicas e priorização de obras e intervenções, com foco na redução dos gargalos logísticos da agropecuária nacional. Também foi um espaço para a formação de parcerias e acordos de cooperações entre as instituições participantes.

visita2“Não se trata de um estudo da macrologística, mas de um sistema capaz de gerar vários estudos”, ressalta o chefe-geral da Unidade, Evaristo de Miranda. Um dos primeiros resultados gerados com esta ferramenta foi à delimitação das bacias logísticas da cadeia de grãos.

Drummond, do Ministério dos Transportes, avaliou que as expectativas da equipe foram superadas e que um grande trabalho de integração pode ser feito.

Aconteceram debates também com relação ao panorama da atribuição, ocupação e uso de terras no Brasil.

Na oportunidade, a comitiva conheceu dois sistemas desenvolvidos pela Embrapa Territorial: o GEOWEB “Inclusão Produtiva no seu Município” (GeoSocial) e o Sistema de Monitoramento das Obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ambos, sistemas de fundamental importância para tomada de decisão da alta liderança do Governo Federal.

Fim do conteúdo da página