Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CARTA ABERTA DA COMISSÃO DE ÉTICA

Publicado: Segunda, 07 de Maio de 2018, 14h55 | Última atualização em Segunda, 07 de Maio de 2018, 15h01

O PROGRAMA DE INTEGRIDADE PÚBLICA, A ÉTICA E VOCÊ!

Olá, queridos agentes públicos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil!

A Comissão de Ética está aqui mais uma vez para conversar com você, trazendo um tema atual e que está ganhando muito espaço em toda a Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional.

Viemos abordar hoje um pouquinho sobre o Programa de Integridade Pública, disciplinado pelo Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017, e que esta sendo estruturado em todos os órgãos da Administração Pública Federal, para aumentar a eficiência do setor público e melhorar a qualidade da prestação de serviços à sociedade.

E sabe o que é mais bacana? Que esse programa foi desenhado contando com a participação de todos os agentes públicos que atuam na Administração Pública, inclusive você!

Por meio de uma execução ordenada, ética, econômica, eficiente e eficaz dos serviços que nós prestamos para a sociedade, seremos capazes de alcançar a integridade, confiabilidade, responsabilidade e transparência que nós mesmos almejamos receber dos administradores públicos.

Então, vamos lá!!!

Como podemos ajudar para o sucesso deste Programa aqui no nosso Ministério?

Nós, como agentes públicos, somos o principal ator neste projeto e seremos, por outro lado, enquanto cidadãos brasileiros, os principais destinatários finais dos serviços de excelência que prestaremos.

Assim, devemos trabalhar, atender, conversar, ser e agir aqui dentro do Ministério e fora dele de acordo com os padrões éticos e morais almejados por nossa sociedade, devendo sempre nortear nossas ações para dignidade, decoro, zelo, eficácia, eficiência, legalidade e finalidade; no justo, no conveniente e oportuno, agindo sempre com cortesia, boa vontade, cuidado para com o próximo e com a coisa pública e, principalmente, ser honesto e querer o bem comum.

Fácil, né?!

Mas, mais do que isso, você ainda pode ajudar a Comissão de Ética no aprimoramento das regras de conduta aplicáveis aos servidores e a outros agentes públicos e na promoção da ética aqui no Ministério.

Para isso, basta acessar os links abaixo; conheça as regras de conduta aplicáveis aos agentes públicos e,

  • se tiver alguma sugestão de como as normas podem ser aprimoradas ou
  • sugestões sobre quais ações a Comissão de Ética poderá implementar para promover a melhoria de nosso ambiente de trabalho aqui no Ministério ou, ainda,
  • caso você queira ser um representante local da Comissão de Ética em seu órgão, para contribuir com a divulgação dos regramentos éticos e das ações educativas a serem realizadas pela Comissão,

Envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com a sua contribuição.

Leia e divulgue!! Colabore!

Acesse:

Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

Código de Conduta da Alta Administração Federal

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/codigos/codi_conduta/cod_conduta.htm

Código de Ética do Ministério dos Transportes:

http://transportes.gov.br/images/COMISSAO_ETICA/Codigo_de_Etica_Portaria_69_2016.pdf

Leia também os nossos artigos:

https://canaldoservidor.transportes.gov.br/artigos_etica.html

Bruna Roncel de Oliveira

Presidente da Comissão de Ética do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

registrado em:
Fim do conteúdo da página