Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

A importância do acompanhamento do planejamento estratégico

Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 17h29 | Última atualização em Terça, 21 de Agosto de 2018, 17h30

Por SITEWARE

O planejamento estratégico de uma empresa precisa de acompanhamento e avaliação de resultados constante.

Essas atividades de planejamento estratégico são necessárias tanto para mensurar os resultados obtidos, quanto para avaliar o andamento dos objetivos globais e específicos da empresa, por meio do acompanhamento de metas e indicadores.

Da mesma forma que você verifica as indicações ao longo de uma estrada para saber se está próximo de concluir a sua jornada, é igualmente importante verificar se o desenvolvimento de negócios e processos que a empresa planejou está no caminho certo, usando-se para isso um plano de acompanhamento.

Nesta postagem, você vai entender melhor o que é planejamento estratégico da organização, como se faz o monitoramento das atividades internas, conhecerá algumas ferramentas de planejamento estratégico e, por fim, como fazer o controle e avaliação do planejamento estratégico.

São diversas atividades que precisam ser coordenadas de forma adequada e que apresentaremos de uma maneira didática para que você entenda definitivamente para que serve o planejamento estratégico.

Acompanhamento do planejamento estratégico: como monitorar e fazer o acompanhamento de metas

Durante a execução do planejamento estratégico é fundamental definir um plano de acompanhamento de indicadores que permita avaliar se o planejamento da empresa está alcançando os resultados esperados.

Mas antes de analisarmos todo processo de planejamento estratégico, é importante entender esse conceito claramente.

Afinal, se não soubermos para que serve o planejamento estratégico da organização, de nada valerá fazer um controle de plano de ações e atividades, nem o acompanhamento e avaliação de resultados.

O que é planejamento estratégico ?

Segundo o mestre Peter Drucker:

“Planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”

Hum… essa definição não clareou muito suas ideias?

Talvez estas outras duas outras frases de Drucker sejam mais esclarecedoras:

“Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes”

“Fazer as coisas certas é mais importante do que fazer as coisas direito”

Em outras palavras:  As atividades de planejamento e monitoramento estão intimamente ligadas! É isso que ele quer dizer com “retroalimentação constante”.

Quanto a tomada de decisão, ele deixa bem claro que ela é feita agora, com o objetivo de gerar resultados futuros, incertos e que “envolvem riscos”.

Isto é: pode ser que nossas decisões não se concretizem, é por isso que o acompanhamento do planejamento estratégico e tão importante. Ele será o responsável pela monitoração das atividades internas para que se tomem ações corretivas, se necessário.

Em suma, a dinâmica do planejamento estratégico deve conter um plano de acompanhamento de metas e indicadores para que se possa assegurar que o “futuro” esteja se realizando como planejado, “fazendo as coisas certas”.

Confira mais uma frase de Peter Drucker que vale a pena conhecer:

PeterDrucker.png

Fonte: CFNow

Agora que você sabe com mais exatidão o que é e para que serve o planejamento estratégico – com ajuda das frases de Peter Drucker – vamos apontar alguns objetivos do planejamento estratégico.

Principais objetivos do planejamento estratégico 

Elencamos abaixo os principais objetivos e benefícios do acompanhamento do planejamento estratégico da sua organização:

1- Garantir que as atividades estejam dentro dos parâmetros definidos

Durante o desenvolvimento do planejamento estratégico, foi pensado, para cada atividade planejada para a organização, parâmetros necessários para a sua realização.

Custos, tempo de execução, recursos financeiros, materiais e humanos necessários, entre outros.

Agora, enquanto o plano está sendo colocado em prática, o gestor deve se certificar de que todas as atividades estão sendo desenvolvidas com os parâmetros adequados.

Mais do que avaliar, o gestor deve observar se é necessária alguma mudança de curso, e se os parâmetros para alguma atividade precisam ser repensados.

A garantia do andamento das atividades ajuda a estabelecer padrões de desempenho que indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo, avalia o desempenho das pessoas e fornece insumos para a formulação de feedbacks.

2- Garantir que as atividades são consistentes com o DNA da Organização

A alma da organização está intimamente ligada à sua visão, missão e valores.

O acompanhamento do planejamento estratégico também é uma forma de garantir que as atividades estão sendo desenvolvidas de acordo com os valores que orientam a organização e sua cultura organizacional.

Uma vez que eles estão diretamente relacionados com o clima organizacional e a imagem corporativa da empresa.

Confira este infográfico que mostra as consequências de uma cultura organizacional desalinhada do planejamento estratégico:

iceberg.gif

Fonte: siteware

3- Avaliar a capacidade de alcançar os objetivos e identificar problemas

A análise do intercâmbio de força de trabalho e ideias tanto interna quanto externa também é importante para mensurar o quanto a empresa é capaz de atingir o que foi estabelecido para o período.

Através da comparação entre dados de desempenho e os padrões estabelecidos é possível visualizar ou antecipar possíveis gargalos no dia a dia corporativo.

Por que é importante fazer o acompanhamento do planejamento estratégico?

Quando a empresa tem um bom acompanhamento do seu planejamento estratégico, garante que suas equipes estão fazendo um bom trabalho, empenhadas em manter o progresso e com registros adequados para que possam ser avaliados.

Mais uma frase de um mestre, Ram Charan, para ilustrar como monitorar o planejamento estratégico é fundamental:

ramcharan.jpg

Fonte: SlidePlayer

Isso é, na hora de executar o planejamento, é determinante realizar um monitoramento estratégico e uma avaliação do planejamento de forma sistemática e constante.

Afinal, se 70% das atividades do planejamento fracassam na execução, só o controle e avaliação do planejamento estratégico – com métricas – permitirão detectar erros e providenciar ajustes.

As métricas que a empresa utiliza para avaliar indicam também a qualidade do ano ou período que a empresa está.

Se necessário, a partir do que é avaliado, é possível corrigir a rota, fazer investimentos, contratar pessoal, buscar ferramentas tecnológicas, montar parcerias, entre muitas outras soluções.

O monitoramento faz parte do sistema de planejamento estratégico principalmente para manter o controle do que está acontecendo.

E isso é feito, geralmente, através de uma análise de relatórios operacionais e financeiros regulares sobre as atividades da empresa.

Os resultados do acompanhamento do planejamento estratégico são:

  • Incentivo à melhoria contínua;
  • Fornecimento de dados sobre o impacto das atividades;
  • Informações para a tomada de decisões.

O acompanhamento do planejamento estratégico deve ser realizado com base nos mesmos indicadores utilizados na hora de se elaborar o planejamento estratégico.

Isso também permite a revisão de processos, à medida que a empresa perceba que é preciso modificar atividades, relacionamentos internos e externos, abordagens com o cliente, etc.

Ficou claro para você qual a importância planejamento estratégico e do controle do plano de ação e atividades?

registrado em:
Fim do conteúdo da página