Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Controle de metas: saiba já como fazer de maneira eficiente

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 17h29 | Última atualização em Terça, 21 de Agosto de 2018, 17h29

metas

Por mxm

Os gestores engajados certamente reconhecem a importância determinante de estabelecer objetivos. Independentemente do porte da empresa ou do segmento que ela se propõe a atender, o fato é que a definição e o controle de metas são tarefas essenciais na rotina das organizações que desejam crescer.

Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre a importância de monitorar a jornada rumo à consecução de objetivos empresariais e terá acesso a dicas relevantes para assegurar que sua equipe esteja alinhada quanto às metas estabelecidas. Vamos lá?

A importância do controle de metas

É atribuída a Confúcio, famoso pensador da Antiguidade, a sábia máxima de que “você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar aonde quer”.

Algo bem semelhante a isso, mantidas as devidas proporções, é o que os gestores vivenciam cotidianamente no mercado: mesmo que não desfrutem das condições ideais, precisam estar preparados para guiar suas equipes rumo à terra firme — e ao sucesso operacional.

Neste contexto, portanto, a importância de estabelecer objetivos claros é nítida; mas torna-se ainda mais fundamental asseverar que o controle de metas seja constante, efetivo e transparente.

Para evitar o risco de perder a direção e ficar à deriva, comprometendo a saúde do negócio e incorrendo em prejuízos significativos, os gestores precisam se concentrar em estratégias e táticas que tornem possível (e consistente) o monitoramento de atividade e a consecução das metas definidas.

Afinal, mais do que apenas controlar as metas, é preciso fazer isso com rigor e eficiência!

Como garantir um controle de metas eficiente

Para afiançar a coerência e a efetividade do seu controle de metas, continuamente motivando a equipe a superar os obstáculos do mercado, algumas estratégias são bastante eficazes e valiosas.

1. Determine métricas e indicadores

Apenas ao fixar parâmetros consistentes de análise, determinando com clareza quais são os resultados esperados, é possível empreender um acompanhamento seguro e pertinente.

As métricas e os indicadores são determinantes na sinergia da equipe, que sabe exatamente o que deve entregar, em performance e em números, para que as metas sejam alcançadas.

2. Proporcione feedback de qualidade com regularidade

Um bom controle de metas requer alto grau de envolvimento e proximidade do gestor com sua equipe, de forma a possibilitar que eventuais desvios sejam rapidamente identificados e corrigidos.

Neste processo, a emissão de feedbacks é essencial para ajustar comportamentos e motivar ações de melhoria contínua, estimulando o profissional a maximizar seu potencial de desempenho.

3. Estabeleça prazos e cobre-os

O controle de metas requer a definição de prazos críveis, relacionando tarefas importantes e construindo um calendário para que os resultados fundamentais sejam entregues com correção.

Uma vez formalizados, os prazos precisam ser cumpridos. Certifique-se de impulsionar seu time à produtividade, garantindo que o cronograma seja fielmente seguido.

4. Invista em diferentes tecnologias de gestão

A tecnologia é a grande aliada da gerência estratégica. Ao prover visão ampla e transparente dos processos, simplificando a obtenção de resultados, os sistemas de gestão despontam como uma ferramenta essencial ao controle de metas eficiente.

Para conferir alta performance às atividades, extraindo informações completas e seguras, invista na tecnologia! 

registrado em:
Fim do conteúdo da página