Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Entenda a Estratégia
Início do conteúdo da página

Entenda a Estratégia

Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2015, 18h45 | Última atualização em Quarta, 11 de Maio de 2016, 10h33

Links relacionados:

Por que planejar?

Ao contrário do que se pensa, é nos momentos de grandes mudanças que o planejamento se torna ainda mais relevante. As demandas por um Estado mais eficiente, mais flexível, mais democrático e efetivo nas suas ações não podem ser respondidas com a improvisação e transformam o planejamento e a gestão em disciplinas básicas com exigência de ferramentas potentes.

   À pergunta – por que planejar, responde MINTZBERG(1994):

  • A organização necessita coordenar suas atividades de modo integrado;
  • A organização necessita considerar o futuro:

- Preparar-se para o inevitável;

- Ter opções frente ao indesejável;

- Controlar o controlável.

  • A organização precisa de racionalidade através da adoção de procedimentos formalizados, padronizados e sistemáticos;
  • A organização necessita exercer controle.

“A ação do Estado tem que ser uma ação que sabe para onde vai, tem que ser uma ação precedida e presidida pelo pensamento, mas um pensamento sistemático e com método.” - MATUS (1993)

 A Gestão Estratégica como Princípio

Gestão Estratégica é uma nova forma de se pensar a gestão das organizações num mundo dominado pela turbulência e incerteza.

Orienta-se também pela lógica do pensamento estratégico e se caracteriza como um processo de ação gerencial que pretende assegurar à organização senso de direção, continuidade a médio e longo prazos, sem prejuízo de sua flexibilidade e agilidade nas ações cotidianas.

O Pensamento Estratégico e a Gestão Estratégica têm sido as respostas que se mostraram mais adequadas para o novo perfil de gestão pública que a sociedade demanda atualmente. Segundo MATUS (1993) “A ação do Estado tem que ser uma ação que sabe para onde vai, tem que ser uma ação precedida e presidida pelo pensamento, mas um pensamento sistemático e com método.”

O que é Planejamento?

Segundo MATUS (1988) o ato de planejar está associado à idéia de preparação e controle do futuro a partir do presente através da reflexão sistemática sobre a realidade a enfrentar e os objetivos a atingir.


Planejar representa a ação gerencial de tomar decisões considerando os objetivos a serem alcançados no futuro.

Tipos de Planejamento

 entenda3

 

Por que o Planejamento Estratégico é importante para as organizações?

Imagem1Porque é uma técnica que ordena as idéias das pessoas da empresa, de forma a criar uma visão do caminho que se deve seguir.

Não é uma técnica de adivinhar o futuro, mas uma forma de  construí-lo. Tentar evitar ao máximo as surpresas, racionalizar o processo de tomada de decisões, visando garantir o sucesso da Organização em seu ambiente futuro.

 O que é Estratégia?

Estratégia poderia ser definida como sendo o caminho mais adequado a ser percorrido para alcançar o objetivo ou superar um desafio. Logo, a estratégia é, antes de tudo, uma escolha que a organização deve fazer, a partir da análise dos caminhos prováveis a seguir no rumo dos objetivos propostos.

A Estratégia, por ser uma escolha maior, também serve como referencial para que, nos níveis táticos e operacionais da organização sejam feitas “escolhas menores”, de modo que uma das mais importantes funções de uma estratégia explícita e bem divulgada é guiar os empregados para fazerem escolhas que surjam em suas atividades individuais e decisões no dia a dia. 

 

Fonte: Curso Planejamento Estratégico Institucional ENAP - Fábio Zimmermann/ Sonia Goulart
 
Clique para abrir e fazer o Download

Adobe PDF icon Conheça a Estratégia do Sistema dos Transportes

Fim do conteúdo da página