Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias - Portal da Estratégia > Complexo de Minério de Ferro
Início do conteúdo da página
Corredores Logísticos Estratégicos

Complexo de Minério de Ferro

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 17h06 | Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 17h23

A Secretaria de Política e Integração - SPI realizou, na quinta-feira 22.11.2017, o 2º Workshop referente ao projeto Corredores Logísticos Estratégicos para o complexo de Minério de Ferro.

Participaram do evento, além do Secretário de Política e Integração, senhor Herbert Drummond, o Secretário Adjunto, o senhor Mauricyo Correia, e o Diretor Fernando Nobrega, estes dois do Ministério de Minas e Energia - MME.REFERENCIA 1

Pelo setor público também participaram do workshop as Secretarias do Ministério, SPI, SNAC, SNTTA, SNP, entidades vinculadas DNIT, VALEC, ANTT, ANTAQ e órgãos do governo como DNPM, IPEA e EPL.

Representando o setor de minério de ferro compareceram o senhor Fausto Varela, Presidente do Sindicato da Indústria de Ferro - SINDIFER, a Gerente Cinthia Rodrigues do Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM e representantes da empresa VALE e da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários - ANTF.

spi

O segundo volume, referente ao Complexo de Minério de Ferro (composto por minério de ferro, ferro gusa e pelotas) está sendo concluído e será publicado no site do Ministério.

Durante o workshop foram apresentados os corredores logísticos mapeados para escoamento do Complexo de Minério de Ferro tanto para exportação como para consumo interno; a avaliação da infraestrutura desses corredores; e as necessidades para os trechos viários identificados.

REFERENCIA2

Sobre o complexo analisado cabe ressaltar que a extração do minério de ferro representa a mais importante atividade mineral do país.

Segundo os dados apresentados, cerca de 366 milhões de toneladas de minério de ferro são exportadas e aproximadamente 52 milhões são consumidos internamente o que demanda substancialmente a infraestrutura de transportes. Os principais estados produtores são Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul.

 

 

Fim do conteúdo da página